Feb 25
Lista de reprodutores garante produtividade e lucratividade na inseminação artificial em tempo fixo (IATF)
Nesta sexta-feira (25), a ABS apresenta a nova atualização da lista de touros das baterias Corte Europeu e Corte Zebu com certificação IATFmax, utilizada para identificar os animais com desempenho superior para fertilidade na inseminação artificial em tempo fixo (IATF). A nova lista soma 64 touros, incluindo 11 novas adições.
O Gerente de Treinamento e Projetos Corte da ABS, Cristiano Ribeiro, explica que a certificação IATFmax oferece segurança para o produtor, além de facilitar a tomada de decisão na hora de investir em genética.
“Ao utilizar a genética de um touro com certificação IATFmax, o produtor tem a segurança e a garantia de bons resultados de fertilidade. Mas vale ressaltar que a fertilidade não é a única vantagem dessa classificação. Os touros IATFmax também contam com avaliações genéticas positivas em outras categorias, o que garante ao produtor o melhoramento genético do seu rebanho”, descreve Cristiano.
A bateria Corte Zebu da ABS conta com 40 touros certificados, incluindo animais das raças Nelore, Nelore Mocho, Nelore CEIP, Tabapuã, Brahman e Guzerá. A lista Corte Zebu ainda conta com sete novas adições: Czar Mat.; D8396 da MN; Del Rei Mat.; Dick Sino; El Zorrero; Esteio Mat. e Legado RG.
Já para o Corte Europeu, o produtor pode encontrar 24 touros com certificação IATFmax, incluindo opções nas raças Angus, Brangus, Braford e Red Brangus. Entre eles, quatro são novas adições: Ace; Full Force; Identified e Profit Driven.
Certificação. Para obter a certificação IATFmax, um touro precisa cumprir uma série de requisitos técnicos: em primeiro lugar, é necessário que o animal atinja uma taxa de prenhez de, no mínimo, 54%. O touro também precisa somar 200 informações de DG e ser usado em três ou mais rebanhos.
Anualmente, o Grupo IATFmax, composto por especialistas ABS, realiza três atualizações da lista de touros com a certificação, assegurando a acurácia e a confiabilidade da classificação.
Confira a nova atualização do IATFmax aqui: /br/solucoes/iatfmax/